dez
Saiba como fazer inventário de estoque e otimize o processo com RFID. Controle, eficiência e menos erros na gestão de sua empresa.
Continue Lendo...O RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Rádio Frequência) é uma tecnologia de identificação que utiliza ondas de rádio frequência (sinais de rádio) para transmitir dados armazenados em um microchip. Este sistema identifica dados em tempo real sem intervenções humanas manuais e visuais, agregado ganhos de tempo, segurança e eficácia em diversas aplicações nos processos de logística.
O RFID é utilizado para identificar, rastrear e gerenciar produtos, objetos, documentos e até pessoas e animais, sem qualquer contato e sem a necessidade de estar no campo de visão. Além disso, pode ser utilizado nos setores de segurança, controle de acesso e tráfego, farmacêutico, automotivo, varejista, industrial, entre outros.
A indústria 4.0 é formada por diversas inovações tecnológicas — automação industrial, tecnologia da informação e controle —, fomentada cada vez mais pela transformação digital com foco na eficiência, prevenção de falhas e agilidade nos processos produtivos, sempre amparada pela coleta e compilação de dados para melhor tomada de decisão.
A automatização de processos pode complementar e dar suporte à cadeia de produtividade, contribuindo para a prevenção de falhas, redução de perdas, com realocação da mão de obra existente, valorizando aqueles profissionais com conhecimento e experiência em tecnologia da informação, gestão de processos e logística aplicada.
O RFID aplicado há indústria tem se tornado bastante útil para uma ampla gama de aplicações e vem ganhando cada vez mais destaque pela facilidade de uso, velocidade de leitura, integração com sistemas e flexibilidade nas próprias aplicações. Uma das maiores utilizações da tecnologia neste ramo é o de controle de produção e o gerenciamento logístico.
Os benefícios da utilização desta tecnologia no setor industrial são inúmeros, e entre os principais, estão o excelente retorno alcançado a curto prazo, inclusive de ROI, bem como toda a automatização da parte industrial. Além disso, podemos citar:
O uso de RFID permite uma melhor interação entre componentes, produtos, máquinas e até mesmo trabalhadores. Permite maiores oportunidades de individualização, uma vez que o produto é quem comunica o que precisa em um determinado ponto da cadeia. Ao final de cada etapa da linha de produção, o status do produto pode ser armazenado e atualizado automaticamente na própria etiqueta. As informações da tag podem ser acessadas em tempo real por ferramentas de diagnóstico ou analíticas.
O mecanismo de segurança da etiqueta no chip serve como um teste de autenticidade, qualidade e segurança em qualquer ponto do processo. Os rótulos são acessíveis mesmo quando o produto está em uma caixa e permitem operações de personalização de última hora (como uma mudança de idioma, por exemplo). As próprias máquinas podem autenticar suas próprias peças de reposição, o que garante que as substituições corretas estão sendo usadas.
Na cadeia de suprimentos, os recursos de RFID para rastreamento de produtos e tarefas fornecem maior visibilidade e melhoram a eficiência em toda a cadeia de suprimentos. A autenticação digital ajuda os proprietários de marcas a se protegerem contra a falsificação e facilita a passagem de produtos pelos controles alfandegários e de fronteira.
A tecnologia RFID na fábrica inteligente tem aplicações muito mais complexas do que o mero rastreamento de produtos em longas distâncias. Os processos de fabricação agora podem capturar e aproveitar as informações armazenadas em etiquetas RFID de maneiras cada vez mais sofisticadas, permitindo maior flexibilidade e eficiência na fabricação de produtos customizados e permitindo um nível mais alto de automação e padronização do que nunca.
Para rastrear montagens onde etiquetas de código de barras podem ser cobertas ou em aplicações onde uma peça é pintada ou exposta a processos (como cura) que danificariam ou destruiriam etiquetas de código de barras, RFID é uma escolha melhor.
A tag permanecerá no lugar e o leitor capturará o código sem se preocupar com a linha de visão;
Para aplicações em que a etiqueta viaja com uma caixa ou transportadora, em vez de uma peça ou produto específico, ter essa flexibilidade para modificar os dados no chão de fábrica pode tornar as etiquetas mais úteis para rastreamento em operações de manufatura altamente dinâmicas.
Uma ampla gama de empresas usa RFID para rastrear contêineres caros, paletes e outros ativos. O retorno sobre o investimento é gerado através da otimização de ativos e não compra de ativos desnecessários, enquanto fornece maior rastreabilidade do contêiner e de seu conteúdo.
A leitura do código de barras requer ação humana para fornecer atualizações de localização, e essas varreduras ocorrem apenas de forma intermitente. Com RFID, o rastreamento pode ser automatizado e ocorrer com muito mais frequência. Isso fornece uma visibilidade mais granular das operações de manufatura por meio de atualizações em tempo real.
O fato de que RFID na fabricação ajuda a automatizar tarefas tradicionalmente manuais pode ajudar a reduzir custos de mão de obra caros. As contagens de estoque podem ser concluídas em minutos, com uma equipe mínima.
O hardware RFID tende a vir com um custo mais baixo, e muitos de seus dispositivos portáteis atuais podem ser equipados com um suporte RFID que possui funcionalidade dupla de captura de dados.
A tecnologia RFID na indústria é o início de uma nova fase nas empresas. Agilidade, acuracidade, redução de tempo, redução de custos e outras vantagens te esperam na rotina com a implementação das etiquetas. A Haco tem a expertise para ajudar você nessa jornada de transformação digital; afinal, somos os precursores dessa tecnologia aqui no Brasil, entre em contato conosco.