O RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Rádio Frequência) é uma tecnologia de identificação que utiliza ondas de rádio frequência (sinais de rádio) para transmitir dados armazenados em um microchip. Este sistema identifica dados em tempo real sem intervenções humanas manuais e visuais, agregado ganhos de tempo, segurança e eficácia em diversas aplicações nos processos de logística.

O RFID é utilizado para identificar, rastrear e gerenciar produtos, objetos, documentos e até pessoas e animais, sem qualquer contato e sem a necessidade de estar no campo de visão. Além disso, pode ser utilizado nos setores de segurança, controle de acesso e tráfego, farmacêutico, automotivo, varejista, industrial, entre outros.

Haco logo RFID no Varejo

De muitas maneiras, o RFID pode ser usado no varejo como uma alternativa para um sistema de código de barras (embora não precise necessariamente substituir os códigos de barras inteiramente). A tecnologia RFID conta com um avançado nível de precisão e eficiência quando se trata de contagem de estoque e como resultado disso, ele tem aplicações muito mais amplas no varejo, muitas das quais são construídas a partir dessa visibilidade confiável de estoque.

 

 

Visibilidade de estoque

Com a facilidade e a precisão das contagens de estoque com RFID, o setor do varejo que utiliza esta tecnologia pode obter visibilidade total do estoque a nível do item em suas lojas e cadeias de suprimentos. Devido à velocidade das contagens de inventário com RFID, isso pode ser alcançado enquanto reduz ativamente o custo e a intensidade de trabalho dos processos operacionais que são feitos totalmente manuais. Essas informações de estoque precisas e atualizadas são a espinha dorsal de muitos dos usos de RFID na área de varejo.

Um dos aspectos cruciais do varejo moderno, que depende da visibilidade precisa do estoque é o Omnichannel Retailing, ou Varejo Omnichannel. Com uma visão completa e atualizada do estoque em todos os pontos, é possível mostrar aos clientes o estoque de toda a sua rede de lojas por exemplo, proporcionando uma melhor experiência do cliente e aumentando as vendas dos produtos em suas lojas.

 

Benefícios da visibilidade do estoque
em nível de item

• Precisão de envio aprimorada;
• Excelente linha de base para varejo Omnichannel avançado;
• Produz mais dados para melhores insights;
• Reduz o tamanho do estoque (e, portanto, o capital de giro) significativamente;
• Maior satisfação do cliente devido à redução de falta de estoque e uma experiência mais
conectada;

 

Aumento da disponibilidade do produto

Garantir uma alta disponibilidade do produto é vital para manter as vendas no varejo. Apesar disso, a baixa disponibilidade de produtos no chão de fábrica e a falta de estoque são um problema alarmantemente comum na indústria, causando perdas desnecessárias de vendas, como resultado de processos de reposição ineficientes e imprecisão de estoque. Esta última causa é praticamente removida completamente por RFID, com a precisão típica do estoque sendo aumentada para 99% do padrão de 60-80%.

Além disso, os softwares de RFID fornecem uma base imbatível para processos de reposição eficientes e confiáveis. A principal vantagem dessas plataformas é a visibilidade do inventário em nível de item e em tempo real obtida com contagens regulares de estoque com 99% de precisão.

 

Como o RFID aumenta a visualização da disponibilidade dos produtos?

• Torna possível a contagem de ciclos regulares com leituras de estoque;
• Remove a imprecisão do estoque (de 60-80% a 99%);
• Cria uma visão completa do estoque em nível de item, entre o estoque e a área de vendas;
• A visibilidade do item torna o reabastecimento mais fácil e preciso;
• A visualização em tempo real permite alertas de reposição para quando os itens / tamanhos /
cores estão baixos ou em falta;

 

Rastreamento da cadeia de suprimentos

Com RFID, as leituras de entrada e saída tornam-se muito mais fáceis e são feitas em um nível de item individual, em vez de SKU (unidade de manutenção de estoque). Isso significa que cada item é contabilizado em cada etapa da cadeia de suprimentos, e não apenas em remessas ou caixas.
Esse nível de visibilidade do estoque também reduz drasticamente a taxa de erros de envio ou de separação, pois são detectados por leitores RFID e corrigidos pela equipe do estoque durante o tratamento de exceções ou leituras de saída.

Além disso, a localização ou o status dos itens e remessas são visíveis em tempo real, para que as lojas e CDs possam rastrear facilmente as remessas e saber exatamente o que receberão. Isso torna qualquer item individual totalmente rastreável, pois a hora e as datas de quando o item passou por cada ponto de leitura no processo de fornecimento podem ser armazenadas.

 

 

Benefícios do RFID na cadeia de abastecimento

• Visibilidade de nível de item em toda a cadeia de abastecimento;
• Rastreie os itens em relação às remessas individuais;
• Processos operacionais mais suaves;
• Rastreamento de remessas para entrega;
• 99% de precisão de envio e recebimento.

 

Aumento da Eficiência do Processo

A diferença na eficiência do processo com o uso de RFID no varejo é extensa, em todas as pontas do varejo, seja na fábrica ou no chão de fábrica. Um leitor RFID, independentemente de ser fixo ou portátil, pode ler centenas de itens individuais de uma vez. Porém, o mais importante é que, como cada item tem um ID exclusivo, eles nunca podem ser lidos mais de uma vez. Os sinais também não requerem linha de visão para serem lidos.

Naturalmente, isso torna as contagens de estoque RFID e verificações de entrada / saída incrivelmente rápidas e confiáveis. No caso de estoques de lojas, o RFID reduziu o tempo de contagem do ciclo em impressionantes 96%. Portanto, isso significa que eles são muito mais convenientes de executar e podem ser feitos várias vezes por semana, em vez de um ano.

 

Processos transformados por RFID

• Contagens / inventários de ciclo;
• Leituras de entrada e saída rápidas e eficientes;
• Coleta e embalagem habilitada para RFID;
• Reabastecimento guiado por dispositivos móveis da sala de apoio para a área de vendas.

 

Fornecimento de dados em tempo real

Análise e dados são uma área em que o comércio eletrônico está à frente do varejo físico. Isso se deve em grande parte ao fato de que tudo online pode ser medido, ao passo que os varejistas não sabem realmente o que está acontecendo com suas lojas e clientes em nenhum detalhe específico, e as estatísticas e dados que eles coletam costumam ser históricos e podem ficar desatualizados .

No entanto, com RFID, tudo isso pode mudar. O uso mais simples e eficaz dos dados permite que os varejistas aproveitem melhor seus maiores ativos; seus produtos e suas lojas. Dados e análises de qualidade podem permitir que os varejistas garantam que a mercadoria esteja no lugar certo para ser vendida. Informações sobre quais lojas estão tendo um desempenho melhor ou pior é um KPI básico de varejo, mas com dados de itens específicos, RFID produz insights muito mais detalhados. Isso inclui o desempenho de itens individuais em lojas específicas, até detalhes específicos, como quais tamanhos de itens estão vendendo melhor e onde. Insights como esses são naturalmente acionáveis, o que significa que os varejistas podem tomar medidas para mover ou reforçar o estoque em lojas específicas.

 

Insights de dados e resultados possíveis com RFID

• Acompanhamento de desempenho baseado em KPI;
• Dados detalhados de mercadorias e análises;
• Excelência operacional;
• Recomendações acionáveis;
• Rastreamento de conformidade;
• Elimina a dependência de dados históricos;
• Recursos preditivos para contagens de estoque e gerenciamento de mercadorias.

 

 

Transformando a experiência do cliente

Existem muitos efeitos da RFID no varejo que vão além dos simples benefícios operacionais para melhorar ativamente a experiência do cliente. No nível mais básico, isso inclui coisas já mencionadas, como aumentar a disponibilidade do produto, oferecer serviços omnicanal convenientes e liberar os funcionários da loja para dedicarem mais tempo ao atendimento aos clientes.

No entanto, devido à visibilidade do inventário em tempo real que fornece, a RFID pode ir muito além disso em termos de melhoria da experiência do cliente. Por exemplo, com informações de estoque confiáveis ​​e atualizadas, as lojas podem utilizar tecnologias como chatbots ou salas de montagem inteligentes para ajudar os clientes com suas dúvidas, fornecer informações sobre outros itens ou tamanhos disponíveis e até mesmo fazer vendas cruzadas para clientes na loja.

 

De que maneiras o RFID melhora
a experiência do cliente?

• Alta disponibilidade do produto;
• Os vendedores da loja têm mais tempo para seus clientes;
• Serviços omnicanal convenientes;
• Uma experiência conectada entre online e offline;
• Chatbots com tecnologia de IA que fornecem assistência e informações sobre o produto via
celular;
• Provadores inteligentes proporcionando uma experiência de provador extremamente aprimorada;
• Ponto de venda habilitado para RFID – incluindo serviços de checkout automático;

Ao implementar o RFID, os varejistas podem, em média, aumentar suas receitas em 5 a 10%, dependendo do negócio. Isso além de um aumento de margem de até 1% e capital de giro entre 10 e 15% menor, devido aos níveis de estoque totalmente otimizados.

Haco logo Conclusão

A tecnologia RFID no Varejo é o início de uma nova fase das lojas e empresas. Agilidade, acuracidade, redução de tempo, redução de custos e outras vantagens te esperam na rotina com a implementação das etiquetas. A Haco tem a expertise para ajudar você nessa jornada de transformação digital; afinal, somos os precursores dessa tecnologia aqui no Brasil, entre em contato conosco.

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