dez
Saiba como fazer inventário de estoque e otimize o processo com RFID. Controle, eficiência e menos erros na gestão de sua empresa.
Continue Lendo...O RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Rádio Frequência) é uma tecnologia de identificação que utiliza ondas de rádio frequência (sinais de rádio) para transmitir dados armazenados em um microchip. Este sistema identifica dados em tempo real sem intervenções humanas manuais e visuais, agregado ganhos de tempo, segurança e eficácia em diversas aplicações nos processos de logística.
O RFID é utilizado para identificar, rastrear e gerenciar produtos, objetos, documentos e até pessoas e animais, sem qualquer contato e sem a necessidade de estar no campo de visão. Além disso, pode ser utilizado nos setores de segurança, controle de acesso e tráfego, farmacêutico, automotivo, varejista, industrial, entre outros.
A Tecnologia RFID tem ampla aplicação na gestão da cadeia logística. Ela pode ser responsável pelo controle de movimentação e armazenamento de materiais e produtos ao longo dos processos logísticos. Além disso, o uso eficiente do RFID contribui para melhorar a qualidade dos produtos, otimizar e reduzir tempo e custos, aperfeiçoar serviços e aprimorar o atendimento ao cliente.
O RFID facilita também o gerenciamento e agrega valor aos produtos e serviços, armazenando dados de produtos, enviando indicadores de umidade, temperatura e até mesmo, localizando objetos em estoque. A captura de dados pode ser feita de uma longa distancia sem contato visual, não precisa estar em estática e em linha reta, como no código de barras por exemplo, além de fazer a leitura em movimento, pode alcançar alturas superiores a 10 metros.
Na logística, as etiquetas RFID podem fazer maravilhas, gerando um grande impacto na forma de controle dos processos. Falando em processos, o sistema é capaz de integrar diferentes procedimentos, gerando mais produtividade e unidade na rotina dentro da logística.
É possível utilizar RFID na logística tanto para o controle dos produtos quanto para operações mais complexas, já que o sistema permite a inclusão de muitos dados e informações sobre eles (diferente do código de barras). Na prática, por exemplo, o banco de dados do estoque e do inventário podem ser alimentados com informações completas sobre um determinado carregamento que acabou de chegar ou que saiu.
Com o RFID na logística, não é mais necessário cadastrar de forma manual cada dado do produto que foi recebido, pois ao passar pelo leitor, os dados da etiqueta já são lidos e alimentados no sistema de gestão. Tudo em tempo real. Aliás, outra vantagem é que se um carregamento chegar, o leitor RFID é capaz de identificar todos os produtos contidos nele sem precisar retirá-los, já que por conta da radiofrequência, não é preciso que eles estejam visíveis para que sejam identificados. Isso é importante para prevenir furtos, roubos e falsificações, já que a etiqueta RFID na logística possui um sistema de segurança contra fraudes.
• Reabastecimento automatizado de produtos faltantes;
• Agilidade no check-out;
• Controle de devolução de mercadorias;
• Controle do prazo de validade dos produtos;
• Contagem do estoque e do inventário mais rápida e sem erros;
• Cada produto com uma identificação exclusiva e não alterável, evitando falsificações;
• Conferência da chegada do carregamento sem necessidade de abrir os produtos ou de fazer
contato visual (ao passar pela área de radiofrequência, os dados das etiquetas são
automaticamente lidos e entregues no computador);
• Redução de erros na hora de entregar os pedidos aos clientes;
• Rastreio das mercadorias durante o transporte.
A tecnologia RFID na logística é o início de uma nova fase nas empresas. Agilidade, acuracidade, redução de tempo, redução de custos e outras vantagens te esperam na rotina com a implementação das etiquetas. A Haco tem a expertise para ajudar você nessa jornada de transformação digital; afinal, somos os precursores dessa tecnologia aqui no Brasil, entre em contato conosco.